Essencias para uma Boa Estratégia de Branding e Notoriedade
Uma boa estratégia de Branding é um plano de ação que alinha a marca, os objetivos e a audiência, ou seja, as necessidades do cliente.
"Imagine-se numa estrada, viajando lentamente com o seu carro, quando de repente se depara com uma paisagem cheia de vacas malhadas, iguais aquelas que se vêm em filmes.
Você começa a apreciar as belas vaquinhas tão padronizadas, realmente uma admirável paisagem. Cinco minutos depois, você não aguenta mais aquela mesmice tudo começa a ficar repetitivo e insuportável.
Mas imagine se uma dessas vacas fosse roxa? Uma vaca Roxa! Impossível não a notar. A essência de uma vaca roxa é ser notável"
Seth Godin-A Vaca Roxa
Existem várias questões essenciais que a estratégia de Branding deve responder para que a sua marca tenha notoriedade.
1. Listar Objetivos
Uma das coisas mais importantes, para se fazer primeiro, para poder ter uma boa estratégia de marca é listar objetivos. Objetivos de longo prazo, médio prazo e curto prazo.
Organize-se de forma a entender a importância de casa um desses objetivos para a sua marca.
2. Quem é a sua marca?
Contextualize o seu publico. Explique porque é que começou o seu negócio. Qual é a sua missão? Aquilo em que acredita.
Toda a gente gosta de uma boa história, mais ainda se sentir a fazer parte dela. Se a marca conseguir consolidar a relação com os seus clientes desta forma a marca vai perpetuar através dos clientes.
3. Análise de Concorrência
É o fator diferencial de outras marcas. No entanto encontre os seus concorrentes diretos. Verifique o que é que estão a fazer. Perceba como é que pode melhorar. Entenda porque é que as pessoas vêm até si. O que é que as influencia a trabalhar consigo.
4. Posicionamento da Marca
Posicione-se. A marca é reconhecida pela sua personalidade e como se conecta com a audiência. Encontre a reação emocional ao seu produto e use-a como base sobre a qual a sua marca é construída, vai contribuir para o sucesso da marca a longo prazo. Para provocar esta reação emocional é preciso apelar às aspirações, necessidades dores e emoções gerais dos consumidores
5. Para quem trabalha
Quem é a sua audiência? Como pode ajudar a sua audiência? Quem é a persona, o cliente ideal, a segmentação. Mantenha uma mensagem consistente para que chegue a bons resultados e crie uma narrativa com o seu publico alvo.
6. Identidade Visual
Como retratar a marca e os valores da marca através de cores fontes e imagens que usa. Todo o cuidado aqui é pouco. Quanto mais alinhada a identidade visual for, maior a probabilidade de rapidez na associação na mente de quem busca opções de marcas. Não se deixe ficar pelo caminho.
Assim, Branding (ou gestão de marca) são todo o conjunto de ações de Marketing que procuram tornar uma marca conhecida, admirada e desejada pelos consumidores.
Sobre ainda notoriedade de marca veja este vídeo