10 Estratégias de Fundraising

10-05-2021

Antes de mais, o que é o Fundraising? 

O fundraising ajuda a garantir a sobrevivência de uma organização. Garante melhorias de rentabilidade sustentáveis e lida com a falta de previsibilidade.

Traduz-se num conjunto de estratégias e procedimentos desenvolvidos para angariar recursos financeiros junto dos diversos público-alvo, de forma a aumentar a sustentabilidade da organização. A expressão advém de Fund que significa fundo ou capital, e To raise que significa, aumentar, despertar ou levantar.

Por que se faz Fundraising?

Como diz Valerio Melandri " o principal objetivo das organizações não lucrativas, não é apenas gastar o menos possível, mas resolver problemas como a fome no mundo, a pobreza, as doenças, a solidão de um idoso, o sofrimento de uma criança (...) e para resolver esses problemas, é preciso muito dinheiro, investimentos, competências, profissionalismo. Tudo isto faz parte do fundraising."


Mas, Vamos ás técnicas de Fundraising:


1.Eventos.

Organizar um evento é uma forma para mobilizar recursos e apoios para uma causa.

Variedade do tipo de eventos é grande , eventos criativos são lançados todos os dias. Podem ser arrecadados muitos recursos com um evento bem organizado, mas os recursos investidos vs os recursos ganhos esperados devem ser bem balanceados. é boa prática escolher um evento que se possa tornar anual ou até semestral, assim a experiência dos fundraisers e o conhecimento do público poderão crescer para repetição e os lucros aumentam também. 

2. Solicitação Empresarial

Aqui tudo começa com a identificação das parcerias. Fazer uma análise da empresa e identificar o seu interlocutor na empresa, assim já sabe quem deverá abordar. Geralmente esta pessoa está ligada aos Recursos Humanos ou ao Departamento de Responsabilidade Social.

Nesta altura já deverá ter um projeto documentado para apresentar e portanto, marca a reunião para apresentação da causa.  Se tudo correr bem, os passos seguintes serão a monitorização do projeto redação do protocolo ( de cooperação) caso aplicável, seguindo-se da avaliação dos resultados e Feedback.


3. Face To Face ou Fundraiser Individual 


Como sempre, a definição do objetivo deve vir em primeiro lugar. O Cara a Cara ou o Face to Face oferece excelentes hipóteses de mobilizar apoio financeiro. O contato pessoal com o doador particular tem um impacto mais forte do que qualquer outra forma de comunicação.

No sentido prático, deve haver uma autorização para a ocupação do espaço público e os materiais devem estar preparados. Quanto ao pessoal recrutado a seleção e formação do fundraiser deve estar alinhada com os valores da organização para que haja uma boa coordenação das equipas de trabalho. Mais uma vez, a monitorização  e avaliação dos resultados deve estar bem presente.


4.Fundraising Digital 


Sabia que o primeiro botão "doe agora" foi laçado em 1999 por um projeto da Tides Foundation? A recolha de fundos através de canais digitais está a ganhar cada vez mais força. As vantagens evidentes de dação eletrónica são a velocidade, a flexibilidade, o baixo custo, o longo alcance. Inclusivamente muitas vezes acontece a recolha de recursos online ser combinada com outros tipos de atividades offline, como por ex. eventos.

Mas quais são os canais que a sua organização pode começar a usar?    

Um website com formulários online é essencial, seguindo-se das redes sociais, lojas solidárias, parceiros ( ex: sibs) Email Marketing não esquecendo da publicidade através do Google Grants que é oferecida para organizações de utilidade publica.


5. Doações em Espécie, os Chamados Grandes Doadores ( Testamentos e Legados) 


Não é de dia para a noite que se chegam a estes doadores a relação de confiança deve já estar bem fundamentada.

Há  um grande trabalho a fazer para lá se chegar. Os grandes doadores devem ser identificados, assim como os melhores canais de acesso aos mesmos. Investir no Networking elaborar um projeto, há depois a  gestão do encontro apresentação e fecho de acordo e a sua atualização periódica sobre o desenvolvimento do projeto, ou seja, o feedback. Só assim se conseguirá a fidelização desde doador tão importante para o reter.  


 6. Plataformas de Fundraising    


Existem diversas plataformas de fundraising. Estas plataformas permitem a angariação de fundos para organizações ( e até particulares) que procuram suporte financeiro para várias causas e caridade.

Embora não exista uma mágica para fundraising, existem vários passos para ajudar uma campanha a ter sucesso. Crie uma campanha atraente e construa uma comunidade que apoie a causa, faça o seu registo na plataforma, compartilhe a sua campanha com o seu circulo de amigos e familiares e nas redes sociais e... voilá, campanha no ar.

Resta dizer que os sites de crowdfunding ( assim se chamam a estas plataformas) não cobram taxa de inscrição, nem tarifas de plataforma, o que permite que o fundraiser fique com a maior parte do valor que arrecadar.

Existem inúmeras. Conheça, por exemplo, a maior de todas o Go Fund Me . 


7. Coletas


A Coleta pode ser uma estratégia bem sucedida para a recolha de fundos desde que se consigam mobilizar pessoas suficientes que queiram fazer a coleta.

Ao longo do tempo pode-se chegar a um público muito grande . Além de recolher recursos a coleta também pode ter um impacto em termos de criação de consciência e notoriedade para uma causa.


8. Venda de Produtos 


Esta prática leva a que uma grande parte dos lucros vá para a organização  .

Falam-se aqui de produtos feitos pela própria organização, mutas vezes feitos pelas próprias mãos dos beneficiários da organização, ou até produtos produzidos "sob licença" e vendidos por canais comerciais, os chamados "produtos solidários".

Aqui há a vantagem dos compradores receberem algo em troca do seu dinheiro e a isso prende-se também o facto de que cada vez que use o produto se lembre da organização.

É um match perfeito!  


9. CRM- Plataforma de Customer Relationship Management


O CRM é uma base de dados que capta informação sobre doadores, membros, voluntários, etc...

Esta plataforma ajuda a organização a rastrear donativos, criar reports e analisar e comparar campanhas de fundraising.

Se a sua organização está a gastar muito tempo útil e está a ter gastos financeiros elevados devido à falta de centralização de informação, aqui está a resposta!

 No entanto existem diversa ferramentas e programas, até, gratuitos para ONGS, conheça o Capterra , para poder procurar comparar e escolher o melhor software.


10. Voluntariado

Os voluntários desempenham um papel importante numa organização. Oferecem tempo e experiência com custos mais baixos dos que com pessoal contratado e assalariado.

Voluntários podem fazer, entre as demais tarefas de uma organização, a implementação de programas e ajudar na recolhas de fundos.



Assim, as ideias de angariação de fundos devem ser motivantes, apelativas, ter diferentes formas de doar e serem originais.

E nunca esqueçer a velha máxima: "Ask, Thank, Report and Repeat ".

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